segunda-feira, 23 de abril de 2012

A carne esponjosa ataca novamente....

Quero me desculpar aqui nesse post pelo o modo em que venho administrando o blog. Esse blogo foi iniciado a alguns anos como uma descontração frente a minha vida atribulada. No início, não havia como administrá-lo tão bem e não se tinha noção sobre os acessos e comentários, já que não havia nenhum. Com isso, não postei mais nada e o blog ficou inativo.

REcentemente acessei novamente e notei que muitas pessoas tinham dúvidas e deixaram mensagens para mim, sendo que nem as respondi. Ok..confesso..foi falha minha..mas agora , como diz a música, " tudo vai ser diferente".

O principal tópico comentado foi o da carne esponjosa. Essa "maledetta" ainda dá muito trabalho pra gente, não? Como já foi dito, a primeira coisa que devemos saber é: o que entope o nariz e atrapalha o sono é ela mesmo???? A melhor pessoa pra responder isso é o "Dotorrino" mesmo... Para isso, marque uma consulta com um ...

Agora o que eu posso adiantar é que às vezes alguns médicos chamam de carne esponjosa estruturas que , na verdade não a são. Talvez eles fazem isso para simplificar mesmo. O que importa é que: No adulto o nariz pode entupir, dar ronco e apnéia e muito mais por algumas causas e na criança por outras. Nem sempre o que entope o nariz do teu filho é o que entope o nariz do teu marido!!!

O otorrino sempre procura a denominada Carne esponjosa na criança que é chamada de ADENóIDE. Ela involui, atrofia, quando crescemos e alguns adultos ainda a tem, mas é mais raro. Logo, o que é operado na infância é a Adenóide. Então, na criança a carne esponjosa é a Adenóide, ok??

No adulto, outras coisas podem causar o problema, como o desvio de septo e a hipertrofia de cornetos, este último também denominado por alguns doutores como CArne esponjosa. Logo, os cornetos( que são aquelas bolinhas que vemos no espelho..) são operados ou tratados clinicamente também e são confundidos com a Adenóide por causa do termo CArne Esponjosa!!! Sem contar os pólipos, que são edemas acentuados da mucosa nasal que também recebem o nome..

Vocês vêem então que esse termo é um termo genérico usado de modo inadequado por alguns profissionais e com isso dá confusão em muita gente...

Vamos ver se ajuda o pessoal esse post, e qualquer duvida escrevam que eu , agora, lerei mais fielmente.

15 comentários:

Agustin disse...

Desculpas primeiro que nada pelos meus erros em portugues, na verdade sao uruguaio mais moro em brasil, foz, faz um ano es estou numa situacao muito ruim em relacao a minha respiracao. Ya fiz uma cirugia do osso nasal no uruguai, e ai o ottorino falou que tinha tambem esa carne esponjosa (cornetes inflamados en español). Tou pensando em facerme uma cirugia da carne esponjosa em brasil, mediante o SUS, que é o sistema de saude que eu tenho. Eu sinto muitas coisas que nao funcionam bem em tudo meu aparelho respiratorio-auditivo-falante e meus dias tao ficando chatos por causa disso. Será que a carne esponjosa possa ser a causante de tudos esses problemas? Eu vou consultar mas tambem gostaria de conhecer sua opiniao sobre isso, porque ya fiz uma cirugia que foi bem complicada, a do osso, e nao percebo consequencias positivas, de fato hayo que estou peor, sera que a cirugia do osso terá afetado mas os cornetes?? Tenho um problema nos ouvidos tambem, tenho dias que escuto menos do que poderia, escuto baixo, e quando movo a queixada sinto que algo acontece dentro dos ouvidos, como si se tampassem e desatampassem na hora, também quando faco um barulhino interno, uma pequena vibracao voluntaria, as veces sinto muito forte o sóm producido e é aí mesmo que sinto tambem um zunido no oido. Gostaria de conhecer a impressao que causa isso em voce, baseado na sua experiencia, muito obrigado! agustintosar@gmail.com

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá! Primeiramente, a carne esponjosa no seu caso são os cornetos. Eles estão relacionados com doenças inflamatórias nasais, como as Rinites. Aparentemente, pelo que você descreve, a cirurgia do "osso" não tem a ver com eles, nas pode estar relacionada com os problemas de septo nasal ( leia mais no topico sobre isso) que tambem geraria má respiração. Em relação aos ouvidos, inumeras coisas podem causar o desconforto, dentre elas os problemas de ATM( articulação da mandibula), cerume ou tambem os problemas nasais, logo é necessaria uma avaliação do Otorrino. Marque um e converse com ele e acima de tudo saiba que tambem existe tratamento clinico para isso. Abraços, boa sorte e continue acessando nosso site para mais informações( leia o post sobre cirurgia)

Yaraguim disse...

olá,pela primeira vez estou entrando no seu blog e agradei muito da suas explicações,tenho muitas dúvidas pq o meu filho hoje de quatro anos fez a naso e deu 85%,fui em vários otorrinos que me disseram para fazer cirurgia urgente sem me dar explicações nescessárias para que sentisse segura,agora depois de cinco meses dele fazer uso diário de nasonex,singulair e maresis ele consegue respirar com a boca fechada e não apresenta cansaço..hoje conversando com outras mães elas me falaram que os seus filhos tem tb essa carne esponjosa no nariz,o meu filho tem tb no lado direito e os diagnósticos são diferentes cada profissional fala diferente...

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Se você der uma vasculhada no site, verá que o termo carne esponjosa abrange muitas coisas. Primeiro: o seu filho tem a adenóide grande e isso pode ser tratado com remedio e acompanhado. Melhorando ou não, de vez em quando é bom repetir os exames para ver como ela está e se tudo der certo pode-se até adiar uma possível cirurgia. Isso é uma coisa. Do outro lado tem os cornetos nasais, o que você provavelmente viu no espelho ( que alguns médicos também chamam de carne esponjosa) e que, na idade do seu filho, é tratado com nedicação e interfere na respiração, tanto quanto a adenoide( no caso deles as custas da Rinite).
Não há um consenso entre todos os otorrinos. Cada um indica um tratamento de acordo com sua experiência e conversas com o paciente. É isso que faz a medicina ser única: relação entre seres humanos.
Graças a Deus ainda não somos robôs..rs
Continue ligada no site!!

Luana disse...

Oi meu nome é Luana e desde criança eu respiro pela boca, os medicos falaram para minha mãe que eu tinha carne espanjosa no nariz, o tempo passou e hoje eu tenho 18 anos, nesses últimos meses percebi que algo estava crescendo no meu nariz do lado direito , como se fosse uma bola, como se enchase , tinha dia que crescia de noite e ficava escorrendo meu nariz, um liquido tranparente, e de manhã estava tudo normal, hoje ja cresce bastante .. quase sai pra fora do meu nariz, me falaram que é carne espanjosa que ela cresceu, não sei direito o que é, se é inchaço da carne espanjosa ou dos cornetos ! você poderia me dar alguma dica ! eu ja marquei conculta 1

Dr Leonardo Aluizio disse...

Oi Luana!
O inchaço dos cornetos não sai da cavidade nasal mas entope bastante. Pela sua descrição pode até ser, derivado da Rinite. Por outro lado existem os pólipos nasais, que também entopem tudo e em alguns casos podem até aparecer do lado de fora.

Anônimo disse...

Olá Dr. Queria tirar umas duvidas com vc sobre pólipos nasais, eles podem variar de tamanho? Eles são como uma carne que cresce dentro do nariz? Eles podem sangrar dependendo do caso ou machucar? Eles aparecem mesmo a pessoa não tendo riniti ou sinusite, pq eu li que pra eles crescerem no nosso nariz nem sempre a rinite ou sinusite são as culpadas dos pólipos....

Dr Leonardo Aluizio disse...

Sim, é bem isso mesmo. Geralmente estão mais associados a processos alérgicos.

Anônimo disse...

eu tenho uma carne muito grande no nariz meu nariz esta bem torto por conta da carne e sai sangue e nao consigo nem respirar pelo nariz so pela boca e e bem dificio pra mim fazer serurgia aqui na minha cidade tem algum risco por conta da minha idade 22

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olha para saber se existe algum risco, seria necessário examinar o seu nariz. Você deve procurar um Otorrino para ser examinado, ok?

clau.el disse...

BOA TARDE, GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA, FAZ ALGUM DIAS QUE EU PERCEBI QUE ESTOU COM UM LADO DO MEU NARIZ, COM ESSA CARNE ESPONJOSA É O QUE DAR A ENTENDER, MAS,QUERO SABER SE REALMENTE FOR, É PRECISO FAZER CIRURGIA? POR QUE MORRO DE MEDO DISSO SABE EU NÃO QUERIA PASSAR POR CIRURGIA TEM ALGUM TRATAMENTO SOBRE ESSA CAUSA?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Precisaria examinar o seu nariz por dentro para ver qual seria a melhor opção terapêutica, certo?
Abraços

Unknown disse...

Caro Doutor: No pós cirúrgico da turbinectomia e septoplastia pode ser utilizado um vasoconstritor local (tipo otrivina gotas ou gel?) Att,
Gonzaga

Eliza Avolio disse...

Olá Doutor!!
Meu filho tem 3 anos e meio e desde os 2 anos ele apresentou rinossinusite alergica, faço tratamento com vacinas e agora, depois de 1 ano é que começaram a fazer efeito, ano passado era quase todos os meses na emergência e lá vinha o antibiótico, uma crise atrás da outra, mas notei que este ano, desde janeiro ele não teve a sinusite agravada e não o levei mais a emergência, conseguindo com xarope antialérgico, rinossoro e as vezes nasonex (este é ótimo) já consigo resolver sem precisar fazer uso dos antibióticos. Enfim, mas mesmo ele estando muito bem, ele não dorme bem, ele solta um ronquinho pelo nariz, quase a cada respirada e reclama fazendo um gemido de incômodo, se mexe o tempo todo tentando achar uma posição melhor, acorda por conta disso... não acontece todos dias, mas frequentemente eu não consigo dormir vendo ele com essa agonia e quando ele está acordado as vezes percebo uma respiração mais curta, isso mesmo ele estando bem da sinusite. SERÁ QUE PODE SER ESSA CARNE ESPONJOSA?

Jeferson Oliveira disse...

Gostei muito do blog, show de bola!
Estou com um problema e já tem um tempinho... uma secreção que fiz incomodando o tempo todo, próximo da abertura entre a boca e o nariz. fiz a cirurgia de remoção do excesso de carne esponjosa, mas ainda sinto o incomodo. o Senhor teria alguma sugestão? não aguento mais ficar tentando remover esse incomodo.