sexta-feira, 18 de maio de 2012

A criança que tem o nariz entupido

Devido ao fato de inúmeras questões surgirem sobre esse tema, a relevância do assunto leva a um post a parte. Vamos lá!!

Crianças que respiram mal pelo nariz são muito frequentes em consultórios médicos, e isso se dá devido a várias possibilidades, sendo uma delas a Carne esponjosa.
Como já foi dito antes, esse termo é relacionado à Adenóide, que é um tecido que se forma na infância com o objetivo de defesa imunológica, localizado na parte de trás do nariz, logo não dá para se ver com uma simples olhadinha na fossa nasal da criança, sendo necessário exames para diagnosticar suas anormalidades ( Raio X ou Nasofibroscopia). Todos nós já tivemos a Adenóide. O que ocorre é que ela atrofia com o nosso crescimento e desaparece na adolescência, na grande maioria das pessoas. Por outro lado, em casos de Adenóides muito grandes na infância, levando a problemas respiratórios( como ronco e apnéia), não se espera essa atrofia e trata-se,com remédio ou cirurgia, para melhorar a qualidade de vida dos pequeninos.

Além da Adenóide, existem outras causas de respiração bucal na infância.

As Rinites, por exemplo, causam entupimento do nariz devido ao inchaço de estruturas nasais denominadas de cornetos( também chamadas por muitos de Carne esponjosa), estes sim visualizados de maneira simples erguendo -se a ponta do nariz( veja no espelho aí os seus!!). Os cornetos não são operados na infância e sim quando adultos, mas podem ser tratados com remédios.
Correndo por fora, temos outros problemas, não tão frequentes, que geram má respiração nasal, como mal formações, traumas e etc.

Pois bem, temos um "Norte" em relação ao assunto, e agora o que fazer?
Primeiro temos que saber se a criança tem também a Apnéia do sono ( que é a parada da respiração por alguns segundos sem despertar), o que exige uma intervenção mais certeira por causar grande desconforto na qualidade de vida da criança, inclusive a longo prazo. Deve-se investigar se a Adenóide está muito grande, acompanhada por uma avaliação das amígdalas( com exames como a Nasofibroscopia) e avaliar a apnéia con um exame denominado Polissonografia( aquele que se dorme no local). Mas fique tranquilo.. Tudo tem tratamento.
Além da Apnéia, a avaliação clínica pelo Otorrino vai evidenciar outras consequências e causas de respiração bucal, determinando tratamentos específicos e com bons resultados.

A respiração bucal na infância deve sempre ser tratada. Caso isso não ocorra, a criança pode ter prejuízo no aprendizado ( em parte por más noites de sono), alterações da arcada dentária, inflamações de garganta e ouvidos constantes, mal hálito, dentre outros problemas, amplamente corrigidos.
Invista no seu filho tornando-o um bom respirador nasal..

Um comentário:

María Capel disse...

Bom dia...Doutor Leonardo meu filho tem 11anos e desde que nasceu sempre teve renite alérgica sinusite e bronquite asmática...e agora tá com ouvido entupido creio que seja por motivo de estar com muito catarro...oque devo fazer...já que é tão difícil passar no otorrino...no pronto Socorro geralmente não tem...posto de saúde só esperando meses...grata pela atenção.