segunda-feira, 14 de maio de 2012

O inverno e a gripe, resfriado e Rinite...tudo de novo??

Você já deve estar cansado de ver todo ano reportagens na TV sobre os cuidados em relação à gripe e às Infecções das Vias aéreas Superiores (IVAS). Pois bem, todo ano é a mesma história, hospitais cheios, pessoas doentes, vacinas..mas o que mudou ao longo desses anos?
Nada...as pessoas continuam " engripando" ( apesar dos avisos dos pais antigos para não esquecer o pullôver). O que fazer então para amenizar esse transtorno???

A Primeira coisa que você deve ter em mente é : o que é?? É gripe? Resfriado?Rinite?

 O resfriado é um quadro mais brando, vem com aquela secreção nasal clara, eventual febre, obstrução nasal, indisposição, espirros. Normalmente ele melhora sozinho, mas você pode auxiliar tomando bebidas quentes, repousando e medicação paliativa ( analgesico, descongestionante, antitermico se necessário)
 A Gripe é mais forte, vem com febre maior que 38C, dores no corpo e articulações, dor de cabeça, nariz entupido, indosposição, secreção  ( que pode ser amarela ou verde).  Os sintomas gerais são mais fortes e ela também melhora sozinha. Não existe um remédio para curar a gripe, o tratamento é de manutenção.
Já a Rinite é localizada no nariz. O teu corpo está bem, não tem febre, mas o nariz entope, coça, espirra e sai coriza.
Todas as 3 condições podem evoluir para melhora ou para outros transtornos, como infecções de garganta, sinusites e outros problemas

 As primeiras medidas de precaução para Gripes e Resfriados incluem bons hábitos de higiene. Lavar as mãos, não levar as mesmas à boca. Cuidado ao tossir e espirrar e atente para a transmissão de microsecreções contidas nas suas mãos para outros indivíduos. Aglomerações ajudam na transmissão. A facilidade para a infecção depende também do estado imunológico do individuo, e a imunidade compreende uma boa qualidade de vida ( vida saudavel, boa alimentação, sono bom, pensamentos positivos e muito mais).

A Rinite tem como prevenção o tratamento intercrise e aí entra o Otorrino. Consulte um e cheque a questão alérgica e a má ventilação do nariz ( Desvio septal, a famigerada " Carne esponjosa"). Tratando a Rinite, você evita crises em épocas propícias.


Nenhum comentário: